Considerado o combustível mais seguro em circulação nas autoestradas, o GPL devido às suas caraterísticas, componentes e panóplia de utilizações, requer conhecimento especializado aquando implementação de regras de segurança e cuidados adicionais no seu manuseamento, que deverão estar presentes desde a instalação à utilização.

Ao longo dos anos tem sido desenvolvido um conjunto de Normas Técnicas e de Segurança, quase universais, uma vez que são utilizadas em todo o mundo, com o intuito de fomentar as boas práticas no que refere ao transporte, armazenamento, instalação, utilização de Gás de Petróleo Liquefeito etc. Embora o I&D, continue a trabalhar arduamente com o intuito de melhorar ainda mais as medidas de segurança do GPL.

Existem inclusive empresas a realizar testes de GPL Auto para averiguar o nível de segurança dos veículos, obtendo resultados bastante satisfatórios, como apresentado abaixo:

  • O depósito do GPL impediu o agravamento da deformação do veículo após colisão.
  • O motor não adquiriu qualquer fuga.
  • Em acidentes com temperaturas superiores, nomeadamente incêndios, a válvula que regula a pressão do reservatório é acionada e liberta o gás de forma faseada.
  • O risco de explosão é significativamente inferior em veículos de GPL quando comparado com veículos convencionais.

Deste modo, é comprovada a segurança das viaturas a GPL, cujos depósitos são mais estáveis e estão equipados com dispositivos de segurança, como a válvula de sobre pressão, o fusível térmico, entre outros.