O que é o GPL e quais as principais diferenças entre o Gás Natural?

O que é o GPL e quais as principais diferenças entre o Gás Natural?
21 jan 2017, 09:00

Certamente que já ouviu falar de GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) e GNV (Gás Natural Veicular), mas sabe quais são as principais diferenças entre ambos? Apesar da sigla ser semelhante, tratam-se de combustíveis cuja composição é distinta!

COMECEMOS POR EXPLICAR O QUE É O GPL

O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) é um combustível composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves, maioritariamente Propano (C3H8) e Butano (C4H10), obtidos através do Gás Natural e Petróleo Bruto (crude). Esta composição proporciona aos automóveis, elevadas performances energéticas com um impacto bastante inferior no meio ambiente, sendo inclusive considerado environmentally friendly, pois a sua combustão é mais inofensiva para o mesmo. Trata-se de um combustível bastante versátil no que refere ao armazenamento (reservatórios sob pressão, reservatórios criogénicos ou cavidades subterrâneas), transporte (butaneiros, veículos cisterna ou pipe-lines), distribuição (carros cisterna, garrafas ou redes de tubagens) e utilização, no entanto, requer o cumprimento de diversas Normas e Regulamentos de Segurança. Mas não fica por aqui! Além de ter menos impactos negativos no meio ambiente, também é muito mais saudável para a sua carteira, pois é o combustível mais acessível do mercado! Já tinha reparado? Entre as inúmeras utilizações do Gás de Petróleo Liquefeito destacam-se: melhoria da qualidade de vida das pessoas (através da sua utilização per se), fornecimento de calor e iluminação, alimentação de centrais de calor, fogões e frigoríficos e aquecimento dos lares (proporcionando momentos acolhedores e confortáveis), além da vasta utilização no setor industrial (nomeadamente: produção de vapor, indústria metalomecânica, cerâmica, vidros, têxteis, etc.).

E O QUE É O GNV?

Contrariamente ao GPL, o Gás Natural Veicular é composto por hidrocarbonetos na faixa do Metano (CH4) e Etano (C2H6) e trabalha a uma pressão de 220 bar, enquanto o GPL o faz a apenas 8 bar. É, portanto, mais leve que o primeiro combustível apresentado, sendo armazenado num cilindro sem costuras, bifurcações ou soldas, numa peça completa mais pesada.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AMBOS?

Além da sua composição, o GPL é normalmente utilizado em automóveis ligeiros, uma vez que proporciona um melhor desempenho aos mesmos, e é armazenado em estado líquido, enquanto o GNV é armazenado em estado gasoso (o gás é comprimido a alta pressão e guardado num depósito na mala do automóvel) e utilizado principalmente em frotas (camiões, transporte públicos, etc.) que possuem o seu próprio sistema de abastecimento. Relativamente ao abastecimento de ambos combustíveis, sabe-se que em Portugal existem cerca de 350 postos de abastecimento de GPL e 13 postos de abastecimento de GNV, dos quais apenas 9 são de uso público, pelo que o número de viaturas com este último, é ainda redutor. No entanto, em países como o Paquistão, Argentina, Irão e Brasil, o GNV é uma das fontes energéticas mais utilizadas.

Agora que já sabe o que é o GPL e quais as principais diferenças para o Gás Natural Veicular, qual é o combustível que vai escolher para o seu automóvel?

#USSEGPL #BRC #BRCPortugal strong text